Tita Serafim Consultora de Imagem

A diferença entre consultora de moda e consultora de imagem

Foto: diferenças entre consultora de imagem e consultora de moda

Embora o objetivo das áreas seja o de auxiliar pessoas a se vestirem melhor e se sentirem mais confiantes em relação à sua imagem pessoal, há diferença entre consultora de moda e consultora de imagem.

E, com o passar dos anos, os profissionais dessas áreas são cada vez mais requisitados, à medida em que as pessoas vão compreendendo o impacto da imagem.

Isso porque, em um processo de comunicação, a mensagem que é verbal dependerá de expressões, tom, movimento e contato visual para ser melhor compreendida.

Pois não é exatamente o que dizemos, mas como dizemos, e vários elementos estão envolvidos para estabelecer a comunicação entre emissor e receptor. É a chamada comunicação não verbal.

Sendo assim, para usar a imagem certa, definir o estilo e roupas, é fundamental saber a diferença entre consultora de moda e consultora de imagem.

O que é consultoria de moda?

A consultoria de moda está mais associada às tendências; é um campo que tem como foco as coleções, marcas e estilos, tanto nas passarelas quanto nas ruas.

O consultor de moda é o profissional que está atento às tendências para traduzir a visão dos estilistas para a moda comercial, e, muitas vezes, atua em conjunto com lojistas e donos de marcas.

Se especializa em estudar moda, história da moda, arte e as tendências de cada época. E, para obter as informações, faz uso, principalmente, de revistas de moda e arte, blogs especializados e do que vê nas passarelas.

O que é consultoria de imagem?

Já a consultoria de imagem e estilo pessoal, por outro lado, é uma área que tem como foco o indivíduo, suas características pessoais, estilo de vida e personalidade.

É um trabalho que está mais ligado ao objetivo que pessoas e empresas tem ao se comunicar, para alcançá-lo também através da imagem, seja em relações interpessoais ou com o público-alvo.

Sendo assim, o consultor de imagem e estilo é um especialista em pessoas, que lança mão de ferramentas como teste de coloração, teste de estilo (podendo até fazer análise corporal).

Eis aí uma grande diferença entre consultora de moda e consultora de imagem: a base do conhecimento de consultoria de imagem é atemporal e, embora valorize e utilize a moda em seu favor, não a considera em primeiro lugar.

Foto: diferenças entre consultora de imagem e consultora de moda

Então, onde trabalham consultora de moda e consultora de imagem?

Geralmente o consultor de moda trabalha em editoriais de moda, revistas, marcas ou lojas. Já o consultor de imagem e estilo pode trabalhar individualmente, atendendo pessoas físicas e empresas.

Nas empresas, ele pode ajudar criar um código de vestimenta que esteja alinhado com a filosofia da organização.

No atendimento à pessoas físicas, na busca de um estilo, melhorar a imagem ou se preparar para uma mudança na carreira.

E um dos pontos chave na consultoria de imagem e estilo é o estudo das proporções de corpo e rosto, bem como cores de cabelos, olhos e pele. Isso é fundamental para um bom trabalho do consultor.

É importante que o consultor leve em conta não só as características físicas, mas também psicológicas do cliente, além de sua rotina, para definir um visual coerente com as características individuais.

A diferença entre consultora de moda e consultora de imagem: Moda & Estilo

Para bem diferenciar, pode-se dizer que a moda é universal e efêmera, ou seja, transitória, e resulta das tendências de mercado.

O estilo é intrínseco, fruto da formação pessoal, expressando-se de dentro para fora, revelando a singularidade de cada indivíduo.

Em razão disso, é importante que o consultor de imagem leve em conta a personalidade, preferências e estilo de vida de seus clientes, para criar um visual que reflita a individualidade e melhore a autoestima deles.

Como foi dito anteriormente, ambos os trabalhos são importantes, e é até possível que o consultor de moda e o consultor de imagem e estilo trabalhem juntos e ofereçam o melhor das duas áreas aos clientes.

Mas nem todas as pessoas percebem diferença entre consultora de moda e consultora de imagem, e acabam confundindo o propósito, metodologia, função e finalidade de cada área.

Pois, como vimos, a consultoria de moda é mais focada nas tendências e na indústria da moda, enquanto a consultoria de imagem e estilo está mais ligada ao indivíduo e suas características pessoais.

Benefícios da consultoria de imagem e estilo

Uma das principais vantagens da Consultoria de Imagem e Estilo Pessoal é que ela ajuda as pessoas:

  • se sentirem mais confiantes e seguras em relação à aparência (o que pode ter um impacto positivo na vida pessoal e profissional);

  • elevar a autoestima;

  • aumentar produtividade e melhorar relacionamentos interpessoais.

No entanto, é importante destacar que o trabalho da consultora de imagem e estilo não se restringe apenas à aparência física.

Ela também pode ajudar as pessoas a desenvolverem habilidades de comunicação e postura, o que pode ser muito útil em diferentes áreas da vida.

E isso reforça a ideia de que tanto consultoria de moda quanto a consultoria de imagem têm como propósito principal ajudar as pessoas a se sentirem mais confiantes e seguras em relação à sua aparência.

Resumo: para que serve a consultoria de imagem?

Com o intuito de ajudar as pessoas a melhorar não só a aparência, a consultoria de imagem possui técnicas de análise de coloração e estilo que visam obter harmonia entre as características de cada cliente.

E, como o objetivo do consultor de imagem é ajudá-los no autoconhecimento e que, após as descobertas, saibam tomar decisões mais assertivas, pode oferecer diversos serviços, tais como:

  • comprando em seu armário (onde ensina fazer combinações com peças que as clientes já tem no guarda-roupas);
  • guarda-roupas cápsula (define as peças ideais para uma ocasião, viagem, fase ou estilo de vida);
  • teste de coloração (colorimetria) define paleta e disponibiliza a cartela de cores);
  • teste de estilo ( ajuda interpretar qual dos 7 estilos universais é o do cliente);
  • personal shopper (é a assessoria para compras presenciais ou online);
  • assessoria para fotografia (ajuda na definição de looks e cores alinhados à mensagem que o cliente deseja comunicar com as fotos);
  • análise corporal (mapeamento dos traços de caráter com base no formato corporal);

Portanto, após saber a diferença entre consultora de moda e consultora de imagem, você pode fazer a escolha adequada à sua necessidade.

A Tita Serafim é consultora de imagem e estilo, além de analista corporal, e coloca à disposição estes serviços, na certeza que terão impacto positivo em diferentes áreas da vida. Envie uma mensagem!

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TITA SERAFIM

Consultora de imagem e estilo, analista corporal e redatora de artigos do Blog.

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